• O cuidado com a natureza como forma de preservar a vida humana

      O cuidado com a natureza como forma de preservar a vida humana   Não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo não houver amor no coração, ternura, compaixão…

    Leia +

  • G. K. Chesterton e a casa comum

    Esse não é apenas um texto sobre Chesterton. Como alguém já disse certa vez, é um texto com Chesterton. Ou seja, não é somente uma exposição sobre o autor, mas uma tentativa de pensar com ele e a partir dele.…

    Leia +

  • G. K. Chesterton e a família comum

      Conheci o G. K. Chesterton por meio de recomendações de amigos da Oficina de Valores, em conversas, ou por meio de citações em palestras. Sempre quis me aprofundar melhor no pensamento desse intelectual. Via um pouco de suas ideias…

    Leia +

  • G. K. Chesterton e o homem comum

    Em 1910, o escritor inglês Gilbert Keith Chesterton (1874-1936) escreveu o livro O que há de errado com o mundo, com o intuito de lançar luz sobre uma questão que ocupava a mente dos intelectuais e políticos da época. A…

    Leia +

  • Resenha – “Os Quatro Amores: Caridade”

    Então, ao final de uma bela jornada no universo dos amores, Lewis nos presenteia com um aprofundamento sobre o que seria o “maior” de todos eles: a Caridade. Os amores naturais que vimos até aqui não são suficientes. Sim, já…

    Leia +

  • Resenha – “Os Quatro Amores: Eros”

      Para utilizar a abordagem de C.S. Lewis sobre a temática de Eros, aplicando-a a uma sociedade marcada por amores desordenados e vazios de significado, precisamos deixar claro que o autor emprega dois termos distintos, Eros e Vênus, para identificar,…

    Leia +

  • Resenha – “Os Quatro Amores: Amizade”

      Se o tema desse texto não desperta seu interesse, chegou o momento de se questionar. Ao ler o livro “Os quatro amores” do C.S. Lewis no grupo de leitura da Oficina de Valores, me deparei com o capítulo sobre…

    Leia +

  • Resenha – “Os Quatro Amores: Afeição”

    “Começo pelo mais humilde e mais amplamente difundido dos amores.”   Não é por acaso, e sim por total escolha que C.S. Lewis inicia a trajetória desta obra com o amor Afeição. A razão de tal empreitada apresenta-se em seu…

    Leia +

  • Resenha – “Os Quatro Amores: Introdução”

    Não seria exagerado dizer que as questões relacionadas ao amor ocupam um papel central na nossa cultura. Uma prova disso está no fato de um dos textos-chaves da tradição ocidental, O Banquete, escrito por Platão, por volta de 380 a.…

    Leia +

  • Doutrina Social da Igreja: uma famosa desconhecida

    Antes de falarmos da Doutrina Social da Igreja (DSI) propriamente dita, comecemos com uma notícia recente. No momento em que escrevo há uma discussão pública sobre um projeto de lei que versa sobre a difusão de mentiras na internet (PL…

    Leia +